Logo CIH

Banner Topo

OER

O Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe é resultado de uma cooperação entre a UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), Itaipu Binacional e Eletrobrás que tem os seguintes objetivos:

1) Estimular a cooperação multilateral com os países da América Latina e Caribe.
2) Implantar uma área internacional de demonstração de energias renováveis no Oeste do Paraná.
3) Compartilhar práticas e experiências bem sucedidas no uso das energias renováveis, por meio de uma Plataforma do Conhecimento.
4) Promover o desenvolvimento industrial sustentável como forma de fomentar a economia local, reduzir a pobreza e conservar o meio ambiente.


Para demonstrar que o uso de fontes renováveis de energia é técnica, econômica e ambientalmente viável, o Observatório pretende implantar uma Área Internacional de Energias Renováveis com Unidades de Demonstração e um Condomínio Cooperativo de Agroenergia para agricultura familiar no Oeste do Paraná. Nessas Unidades, a biomassa residual das atividades agropecuárias e do tratamento de esgoto, que antes poluía o rio e o ar, passa a ser convertida em matéria-prima para a geração de energia.


O excedente ainda poderá ser comercializado com a rede pública e inserido no mercado de créditos de carbono. Além do aproveitamento do biogás, o Observatório estimula outras fontes renováveis de energia como a hídrica, hidrogênio, eólica, solar térmica e fotovoltaica, além do desenvolvimento de soluções em veículos elétricos e arquitetura sustentável.


Acesse o site