Logo CIH

Banner Topo

PROGRAMA HIDROLÓGICO INTERNACIONAL DA UNESCO



O Programa Hidrológico Internacional (PHI) é o programa intergovernamental de cooperação científica da UNESCO no campo da investigação sobre a água, gestão, educação e capacitação em recursos hídricos. E, é por meio dos Programas Globais do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO que o CIH fundamenta a viabilização de seus projetos e a realização de suas ações.

FRIEND – Regimes de Fluxo Determinados a partir de Series de Dados Internacionais e Experimentais e de Redes

Promove a integração e o fortalecimento dos mecanismos de cooperação e pesquisa científica existente na região, trabalhando na compreensão, análise de dados hidrológicos e a boa gestão dos recursos hídricos.

HELP – A Hidrologia ao Serviço do Meio Ambiente, a Vida e as Políticas

Oferece uma nova abordagem sobre a gestão integrada das bacias por meio da criação de um marco legal sobre águas, onde especialistas em políticas públicas, gestores de recursos hídricos e hidrólogos trabalham em conjunto em questões relacionadas com a água.

ISARM – UNESCO / OEA ISARM Américas – Aquíferos Transfronteiriços das Américas

Incentiva a cooperação em matéria de gestão sustentável de aqüíferos transfronteiriços, abrangendo temas de segurança ambiental, econômica, social e política.

Eco-Hidrologia

Proporciona um ambiente para que os responsáveis políticos, os governos e a sociedade civil possam trabalhar para a gestão sustentável dos recursos hídricos, por meio da melhora da capacidade dos ecossistemas para absorver os choques adversos.

ISI – Iniciativa Internacional sobre Sedimentação

Trabalha no estudo da dinâmica dos sedimentos e erosão em todas as esferas da gestão da água, promovendo a gestão sustentável dos recursos solo e dos sedimentos a nível local, regional e global.

PCCP – Do Conflito Potencial à Cooperação Potencial

Promove a cooperação no domínio da gestão compartilhada dos recursos hídricos, prestando apoio para que os potenciais conflitos não se convertam em reais, dando prioridade aos conflitos internacionais sobre a água.

IFI – Iniciativa Internacional sobre Inundações

Promove a criação de capacidades para compreender e responder eficientemente às inundações, a vulnerabilidade e os benefícios da gestão de riscos nos países da região.

GRAPHIC – Avaliação dos Recursos Hídricos Subterrâneos sob os efeitos da Atividade Humana e da Mudança Climática

Busca melhorar o conhecimento sobre os processos de interação da água subterrânea com o ciclo da água a nível global e como ele suporta os ecossistemas e a humanidade, inclusive sob o impacto das atividades humanas e mudanças climáticas.

G-WADI – Water and Development Information for Arid Lands

Sua missão é fortalecer a capacidade de gestão dos recursos hídricos em zonas áridas e semi-áridas do mundo inteiro por meio de uma rede de cooperação internacional e regional.


Acesse o site