Logo CIH

Banner Topo

CIH apresenta proposta para Sistema de Suporte de Tomada de Decisão

 

Representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, que compõem o Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC), reuniram-se para apresentação de uma proposta técnica da estrutura do Sistema de Suporte de Tomada de Decisão (SSTD) que está sendo desenvolvido pelo Centro Internacional de Informática (CIH).

 

IMG 7273

 A reunião aconteceu no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) - Brasil

 

O objetivo da reunião foi realizar o alinhamento da atuação entre as instituições envolvidas, além do levantamento das informações referentes aos dados sobre recursos hídricos disponíveis nos países que integram o Comitê, de forma que sejam incorporados ao Sistema.

 

De acordo com a coordenadora técnica internacional do Programa Marco para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia do Prata, Silvia Rafaelli, o SSTD é o primeiro passo para uma série de ações visando a melhor gestão dos recursos hídricos, “o que estamos fazendo agora é um sistema de informações, em seguida, vem o processamento dos dados e o monitoramento de eventos extremos como inundações e secas, além do monitoramento ambiental para que possamos avançar para um sistema de alerta hidrológica e monitoramento hidroambiental”, explicou.

 

A coordenadora também ressaltou a importância da sinergia entre as instituições envolvidas, “o nível de comprometimento no desenvolvimento do trabalho em conjunto entre os países está sendo incrível, esse é o ponto principal para que possamos chegar aos acordos que irão beneficiar a Bacia Hidrográfica do Rio Prata”, finalizou.

 

O Programa Marco para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia do Prata tem como objetivo fortalecer a cooperação transfronteiriça entre os governos da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai para garantir a gestão dos recursos hídricos compartilhados da Bacia do Prata de forma integrada e sustentável, considerando os efeitos decorrentes da variabilidade e mudanças climáticas, capitalizando oportunidades para o desenvolvimento.

 

De acordo com o analista de sistemas do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), Fagner Bitencourt de Oliveira, o encontro serviu para o levantamento de parâmetros dos recursos tecnológicos e da estrutura dos bancos de dados dos países envolvidos, “alguns países têm suas informações hidrológicas bem organizadas e de fácil acesso, outros, por questões tecnológicas estão estruturando a melhor forma de disponibilizar as informações sobre recursos hídricos, por isso estamos buscando uma forma que todos os envolvidos disponibilizem, da melhor forma possível, os dados que vão compor o Sistema”.

 

CIC Plata

 

O Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC), composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Bolívia e Uruguai, é o órgão responsável pela promoção e coordenação das ações intergovernamentais que têm por objetivo o desenvolvimento integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Prata, além da assistência técnica e financeira para execução das ações.

 

Bacia do Prata

 

A Bacia do Rio Prata é a quinta maior bacia hidrográfica do mundo e a segunda maior do continente, com uma superfície de 3.200.000 km². Sua extensão contém ecossistemas chave, como o pantanal (compartido por Brasil, Bolívia e Paraguai), reservatório de uma enorme riqueza biológica e atua como regulador do sistema hidrológico da bacia do Prata ao retardar, em 4 meses, o acesso ao rio Paraná das águas do rio Paraguai e, desta maneira, evitando a conjunção dos períodos de máximas torrentes de ambos os rios. Outros ecossistemas que compõe esta bacia são a pampa, o chaco, o cerrado e a mata atlântica.