Logo CIH

Banner Topo

ÁGUA E TECNOLOGIA

img -agua tecnologia1
img -agua tecnologia2

A temática “água e tecnologia” está relacionada com a premissa de que para o desenvolvimento sustentável de uma região ou país são necessárias ferramentas e tecnologias de gestão territorial que apoiem o planejamento e execução de políticas públicas sistêmicas. Como em qualquer âmbito social, o desenvolvimento sustentável é uma necessidade, independente do poder aquisitivo ou desenvolvimento tecnológico, partindo da premissa de que essas tecnologias não possuam custos elevados, sejam flexíveis, de fácil manuseio e tenham acessibilidade.

Para garantir o acesso de baixo custo e possibilitar a sociedade pleno domínio e soberania sobre a tecnologia, o CIH tem como premissa o desenvolvimento de tecnologias em software livre integradas à mapas interativos, tais como Google Maps, Google Earth, dentre outros e, disponibilizá-las em ambiente web.

Esta área temática é baseada no conceito do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), uma base metodológica para o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas informatizados que possam registrar informações em banco de dados geográficos e possibilitar a avaliação territorial em escalas variadas (multi-escala).

Os sistemas desenvolvidos são definidos como sistemas de informações robustos, arquitetados de maneira a possibilitar seu uso e manuseio, por meio da internet e com grande interatividade com o usuário, viabilizando o cruzamento das informações para análises e simulações de dados, geração de mapas e relatórios detalhados.

A integração das informações descritivas com sua respectiva localização geográfica são as características principais das tecnologias desenvolvidas, tratando a informação de maneira conjunta, totalmente georreferenciada e auxiliando os processos de tomada de decisão.